top of page
  • Foto do escritorIgreja Batista Vida Nova - Vila Prudente

VIVENDO COISAS NOVAS

“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação; as coisas velhas já passaram, e surgiram coisas novas.” (2 Co 5.17)

Que maravilhoso, estamos celebrando noventa anos de organização eclesiástica! 22/05/1932 a 22/05/2022. Aqueles nossos irmãos, imigrantes do leste europeu, seguiram aquela dinâmica da Igreja primitiva, que com aqueles 30 anos iniciais começaram a mudar o mundo, impulsionados pela promessa: “recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo,..” e, em seguida pela ordem, “sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra.” (At 1.8) Aqueles nossos irmãos, começam também mudar esta parte do mundo, neste bairro prospero de Vila Prudente, e a partir da 1ª. Igreja Batista Russa de São Paulo.

Desta forma, passaram-se noventa anos, de muito testemunho, vivendo essa perspectiva de Deus, o “...ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-lhes a obedecer a todas as coisas que vos ordenei;..” (Mt 28.19,20). Muitos desafios; muitas lutas, e aqui estamos, na consciência que até aqui o Senhor nos ajudou. EBENÉZER!


Sendo assim, celebrando, evidentemente, esses noventa anos, mas fixando o nosso olhar, com responsabilidade, ao que nos compete fazer, o de caminharmos adiante, vivendo as coisas novas que o SENHOR está colocando em nossas mãos. Certamente, com muitos desafios, muitas lutas também, mas aquela promessa à Igreja primitiva, a de que “...recebereis poder, ao descer sobre vós o Espirito Santo...”, é estendida a nós, hoje, assim como esteve estendida aos nossos irmãos nesses noventa anos.


Assim sendo, em 2022, devemos entender que somos encarregados dessa mensagem de reconciliação (2 Co 5.20b), mensagem esta que nos atingiu, não levando em conta as nossas transgressões, sendo-nos estendida pela perfeita graça do Pai. Somos embaixadores de Cristo nessa empreitada, bem como entendemos, a partir disso, que o nosso “país” de origem não é aqui. Estamos neste mundo, mas não somos deste mundo. (Jo 17.16) Somos uma nova criação, à semelhança de Cristo; coisas novas devem ser a nossa realidade!


Umas das marcas experienciais dos nossos antepassados foi os altos chaminés, das fábricas que faziam parte deste nosso local geográfico, mas dizendo que “o que importa antes de tudo, é que nesse populoso bairro, cheio de fábricas, cujas chaminés, apontando para as nuvens, dificilmente podem ser contadas de uma só vez, mas há uma Igreja forte, zelosa, muito ativa, apontando aos pecadores o caminho para o céu.” (ALVA, dezembro 1955, tomo II, no. 24)


Hoje, não são o número de chaminés, que apontam para as nuvens, que nos chamam a atenção, mas o número de torres residenciais, que, apontando para as nuvens, nos fazem lembrar que temos uma ordem a levar adiante, “...vão, façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; ensinando-lhes a obedecer a todas as coisas que vos ordenei;..” (Mt 28.19,20)


Portanto, Igreja Batista Vida Nova, em Vila Prudente, AVANTE. O bastão está conosco!


Pr. Manoel Antonio

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page