top of page
  • Foto do escritorIgreja Batista Vida Nova - Vila Prudente

UMA IGREJA PRESENTE


“Igreja é o povo de Deus, evangelizando e melhorando a sociedade, enquanto caminha para o céu.” Essa foi uma impactante expressão, de próprio punho, do Pr. Oswaldo Paião Jr, um “Publisher”, um editor, que aliás esteve em nosso meio na década de 80 e 90, inclusive sendo ordenado ao Ministério Pastoral por aqui (Igreja Batista de Vila Prudente, à época). A Igreja, instituída por Jesus, é uma embaixada cujo objetivo é representar o Reino de Deus, e isso é feito tendo como base um grupo de pessoas, caracterizado no NT como sendo uma Ekklesia, ou seja, uma assembleia, um grupo de pessoas, cuja palavra em grego é traduzida por Igreja. Desta forma, Igreja é esse povo, observável, concreto, com uma clara missão de proclamar o Evangelho de Cristo Jesus, sendo referência na restauração de pessoas, com o objetivo de apresentá-las perfeitas em Cristo. (Cl 1.28)


Assim sendo, levando-se em conta que Jesus veio instaurar o Reino de Deus, marcando a Sua supremacia, sobre as hostes e potestades, (Mt 12.28,29), dominando o valente, marca também a sua supremacia sobre as vidas que foram reconciliados com Deus, em Cristo Jesus. Estes, a quem o Reino de Deus marca e exerce soberania e supremacia, formam o contingente de salvos, e que são os membros do Corpo, cujo cabeça é Cristo. Essa é a Igreja, o Corpo dAquele que dominou o valente, Jesus, a quem “Também sujeitou tudo o que existe debaixo de seus pés e o designou cabeça sobre absolutamente tudo o que há, e o concedeu à Igreja, que é o seu Corpo, a plenitude daquele que satisfaz tudo quanto existe, em toda e qualquer circunstância.


“A Igreja não é o Reino; ela é um posto avançado ou uma embaixada desse Reino.” (Jonathan Leeman) Esses representantes do Reino de Deus formam um contingente de pessoas, que se formam em Ekklesia, em uma Igreja presente, vista pelo mundo como sendo um povo que vive os valores do Reino de Deus, marcantes pelo amor (1 Co 13.4-7); pela unidade (Rm 15.5,6); pelo cuidado mútuo (2 Co 8.1-5); pela humildade e simplicidade (Fl 2.1-5); pela diaconia (Mt 20.28); pela prática coerente da Palavra de Deus (Tg 1.22; Mt 7.21).


Essas pessoas, que andam e vivem juntas, em unidade, é que formam esse contingente que marcam presença neste mundo, e são os integrantes da embaixada do Reino, que é a Igreja. É, essa Ekklesia, através desse viver os valores do Reino de Deus, que pode levar a nossa sociedade ser melhor, no momento em que há influência na direção desses valores reais.


Portanto, a Igreja visível, a Igreja presente, além de ser o refúgio para os cidadãos dos céus, que nasceram de Deus, vivem para representar o Reino, influenciando como sal e iluminando como luz, a todos, para que sejam “...para o louvor de Sua glória.” (Ef 1.12)


Pr. Manoel Antonio

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page