top of page
  • Foto do escritorIgreja Batista Vida Nova - Vila Prudente

UMA AVASSALADORA ONDA QUE IMPACTOU O MUNDO


É impressionante a velocidade e a “agressividade” com que se houve a Igreja Cristã, em sua gênese! O derramamento do Espírito Santo, enchendo os discípulos com Seu poder (At 1.8), os conduziu a terem um só objetivo: Testemunharem do Evangelho do Reino de Deus e a fazerem discípulos. A partir de então, uma grande onda, a partir de um ponto, Jerusalém, começou a se formar: Evangelho pregado em Jerusalém (At 5.28); Evangelho pregado em Samaria (At 8.5); Evangelho pregado em toda a Judeia (At 9.31); Evangelho pregado na Fenícia, Chipre, Antioquia, e todos esses lugares, fora de Israel, ou seja, saindo para os confins da terra, até Tessalônica e Corínto, na Grécia; e toda a Asia (At 19.10), chegando, à época, até Roma (At 28). IMPRESSIONANTE! Que ímpeto invejável! Posicionando a morte do apóstolo Paulo por volta de 67 da era cristã, podemos inferir que esse crescimento espantoso aconteceu em cerca de 38 anos.


Esse crescimento avassalador nos atingiu, neste século XXI. Vinte séculos se passaram, e estamos no primeiro quarto do terceiro século. Não há como não reconhecer que, como uma Igreja Batista neste local, no bairro de Vila Prudente, e durante esses 90 anos de existência, desde 1932, temos sido usados como ferramentas para que esse Evangelho do Reino de Deus pudesse chegar até este lugar. Fazemos parte desse crescimento! Minha família foi alcançada; à sua família, esse Evangelho foi apresentado como aquele que transforma, que restaura, que salva, e nos coloca diante do Pai, justificados, pelo sangue de Jesus Cristo. E, ainda temos muito a fazer, pois o crescimento populacional vai muito,.... mas muito além, do crescimento de pessoas salvas por esse Evangelho.


Ao experimentarmos o Evangelho de Cristo, o nosso papel, a nossa função, e a nossa responsabilidade, é a de implementar a urgência do testemunho desse Evangelho. A urgência desse testemunho é marcada pelo compromisso com o nosso Deus, da mesma forma como aqueles nossos irmãos do primeiro século, conduziam as suas vidas. Só tinham um objetivo, impulsionado até pelas perseguições, pregar a Palavra de Deus. “Enquanto isso, os que haviam sido dispersos pregavam a Palavra por onde quer que fossem.” (At 8.4) E, com isso conversões aconteciam (At 4.4); o número de discípulos crescia e se multiplicava (At 6.10).


Vivemos o momento no século 21, em seu vigésimo segundo ano, tendo como exemplos, não só os nossos irmãos do primeiro século, mas também os nossos queridos que impulsionados por essa mesma visão, deram início a esta agência do Reino de Deus, a 2ª. Igreja Batista Russa de São Paulo, hoje Igreja Batista Vida Nova. O mesmo bastão que esteve colocado nas mãos de Estevão (At 7.54-60; 8.2), e, também nas mãos de nossos irmãos de 1932, está nas nossas mãos, agora. Com certeza, a mesma onda avassaladora que impactou o mundo lá, no início da Igreja cristã, deverá continuar impactando o mundo de agora, pois o mesmo poder que revestiu de poder, lá, através do Espírito Santo (At 1.8), é o mesmo Espírito que nos reveste de poder, cá!


Nestes tempos, porém, nos cabe, pregar “...incansavelmente o Reino de Deus..”, ensinar “...a respeito do Senhor Jesus Cristo, com toda a liberdade, sem o mínimo impedimento.” (At 28.31)

Pr. Manoel Antonio

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page