top of page
  • Foto do escritorIgreja Batista Vida Nova - Vila Prudente

UM “NOVO NORMAL” – Encontrando Deus!

“Busquem O Senhor enquanto ele pode ser encontrado; invoquem-no enquanto ele está perto.” (Isaias 55.6)


Ah, essa pandemia! O quanto esse “novo normal” está mexendo com todo ser humano, especialmente em seu mundo interior, é difícil imaginar! E que de “novo normal” não tem nada! É que esse “novo normal” vem trazendo o homem para uma realidade que dantes ele não enxergava, e agora, consegue ver com pouco mais de nitidez. Parece que a partir desse momento, ele tem a oportunidade de caminhar menos dependente de suas próprias ilusões, suas próprias vaidades. (Ec 1.1-11)


O ser humano tem sido confrontado como a sua própria incapacidade de controlar o que quer que seja. No momento em que um mero vírus, o COVID 19, invisível, coloca esse ser humano “de joelhos”, confrontando-o em sua autossuficiência, tendo suas ações neutralizadas. Num momento, tudo para! O mundo científico se mobiliza para encontrar uma solução que combata esse “invisível e minúsculo inimigo”. O ser humano, com olhos somente para enxergar o que esse sistema secularizado tem a oferecer de benefícios, como se a razão de ser da existência do homem seja ele mesmo, sua própria felicidade e bem estar, como expressão absoluta de uma filosofia humanista (homem no centro) e com modus vivendi hedonista, ou seja, vivendo para seu próprio prazer, agora se vê confrontado com a possibilidade de toda esse esquema, e propósitos, dar em nada. O que ele achava que tudo era normal, agora se vê diante de um “novo normal”!


Sim, este “que de novo normal, não tem nada”, porque faz com que esse ser humano, confrontado em sua autossuficiência, -que arroga para si a capacidade de controlar todas as coisas, colocando-se no lugar de Deus, até-, tem a oportunidade de enxergar uma “realidade real”: Deus é o Soberano! O Criador de todo o universo; O Sustentador de toda ordem criada. Ele é o Supremo Comandante da sala de comando do universo inteiro. Só a Ele deve-se dar glória, e honra, e louvor, pois somente Ele é “Rei dos reis, SENHOR dos senhores”. (Ap 19.16)


Nesse momento, o ser humano pode ver melhor seu principal propósito que é o de adorar e glorificar o Criador. (Is 43.7) Esse ser humano “...foi criado por meio dEle (Cristo) e para Ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste. Ele é a cabeça da Igreja. Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para ter a primazia em todas as coisas.” (Cl 1.16-18) Muitos, a partir de muito desse “novo normal”, já estão percebendo isto. Pessoas, ouvindo com mais atenção acerca dos planos de Deus. A percepção da fragilidade dos empreendimentos humanos tem feito com que pessoas estejam se voltando para o Criador, estando em melhores condições de ouvir e atender o convite, “Busquem O Senhor enquanto ele pode ser encontrado; invoquem-no enquanto ele está perto.” (Isaias 55.6)


Segundo Dostoievski, existe no coração do homem um vazio do tamanho de Deus. E, podemos afirmar, segundo as Escrituras, esse vazio tem o formato de uma cruz. Somente Jesus pode preencher esse vazio nesse coração. Jesus é o caminho que conduz à vida! (Jo 14.6) Jesus, a água que dessedenta! (Jo 4.14; 7.37) Jesus é o verdadeiro alimento. (Jo 6.35) Jesus é a porta que conduz ao Pai. (Jo 10.9)


Desta forma, esse “novo normal” pode ser uma importante oportunidade para as pessoas compreenderem o propósito para o qual existem. Assim sendo, vivamos, como pessoas, famílias, Igreja, esse novo tempo como excepcional oportunidade de crescimento espiritual e de testemunho pessoal da salvação que temos na pessoa de Cristo Jesus.


“Busquem O Senhor enquanto ele pode ser encontrado; invoquem-no enquanto ele está perto. Que o ímpio abandone o seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus porque é rico em perdoar.” (Isaias 55.6,7)

Soli Deo Gloria!


Pr. Manoel Antonio

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page