top of page
  • Foto do escritorIgreja Batista Vida Nova - Vila Prudente

O Dia do Pastor (12 de junho de 2022)

“...pastoreai o rebanho de Deus que está entre vós, [...] segundo a vontade de Deus;...” (1 Pedro 5.2,3)



O apóstolo Pedro escreveu em sua carta, 1 Pedro 5.2,3: “..pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho.”


O Brasil Batista comemora, no segundo domingo de junho, o Dia do Pastor; um dia para orar pela vida do pastor local e dos pastores de todo o Brasil. [...] É muito importante ser lembrado pelo rebanho, e muito gratificante saber que as ovelhas de Cristo estão em oração pela vida do seu pastor. Todo pastor deseja ovelhas obedientes à Palavra de Deus, operantes, que geram outras ovelhas, façam o Reino de Deus crescer e espalham a boa semente do Evangelho.


Pastorear o rebanho de Deus é entender que o rebanho não é do pastor. O texto do apóstolo Pedro diz que é de Deus. Todos os pastores precisam estar conscientes dessa verdade. Aos pastores cabe pastorear com fidelidade, como mordomos (administradores) daquilo que Deus confiou em suas mãos.


O pastoreio não deve ser por constrangimento, ninguém deve fazer algo forçado, obrigado, mas deve fazer como Deus deseja. Deus é o proprietário do rebanho e, sendo assim, os chamados ao ministério pastoral devem fazer o seu papel com muita responsabilidade.


Pastores não devem assumir uma Igreja por dinheiro. Que não sejam as finanças que ditem as regras na escolha de uma Igreja. O pastor deve estar bem resolvido financeiramente, ou seja, ele deve entender que Deus supre cada uma das suas necessidades, jamais faltará recursos para um pastor fiel a Deus e à sua Palavra.


O pastor que recebeu o chamado de Deus tem prazer em atender as ovelhas; tem “cheiro de ovelha”, mas fazendo com alegria a sua tarefa. O desejo dele é dar assistência espiritual a cada ovelha do rebanho de Deus. O verdadeiro pastor é conselheiro, é um homem de oração, é um estudioso das Escrituras e deseja alimentar o seu rebanho com comida sólida.


O pastor não deve exercer o autoritarismo, não deve pastorear como dominador do rebanho, pelo contrário, o verdadeiro pastor é exemplo.


Que as ovelhas de Cristo, sob o cuidado de cada pastor, possam confiar nele e amá-lo, respeitá-lo e obedecê-lo, se estiver dentro da Palavra de Deus.


Neste Dia do Pastor, que cada membro das Igrejas Batistas espalhadas por todo o Brasil faça o seu papel em relação ao seu pastor.


Ame o seu pastor, ore por ele, obedeça às orientações pastorais.


Parabéns, pastor batista, pelo seu dia!

Pr. Cleverson Pereira do Valle

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page