top of page
  • Foto do escritorIgreja Batista Vida Nova - Vila Prudente

CRER OU NÃO CRER, EIS A QUESTÃO!

As Escrituras Sagradas nos dizem que todos somos pecadores perante Deus (Rm 3.23) e que, por causa disso, a ira de Deus permanece sobre todos os Homens (Jo 3.36). Essa realidade das Escrituras irrita muitas pessoas...

As Escrituras Sagradas nos dizem que todos somos pecadores perante Deus (Rm 3.23) e que, por causa disso, a ira de Deus permanece sobre todos os Homens (Jo 3.36). Essa realidade das Escrituras irrita muitas pessoas, mas somente àquelas que não compreenderam bem o que o texto quer dizer. Vamos entender bem essa realidade.


Por “ira” devemos entender “a resposta por uma injustiça ocorrida” e eu estou bem certo de que você já teve esse sentimento! Sabe quando vemos alguém sendo oprimido e injustiçado? Logo esse sentimento brota em nosso coração e clamamos: “alguém faça alguma coisa!”. É exatamente essa a ilustração da verdade bíblica e a forma que Deus escolheu para nos dizer que algo está errado em nossa relação com Ele. Há uma injustiça ocorrendo e precisamos saber que somos nós mesmos que a temos cometido.


Eugene Peterson nos ensina mais sobre o porquê dessa “ira” dizendo: “Tudo porque (vocês) trocaram o Deus verdadeiro por um deus falso e passaram a adorar o deus que fizeram no lugar do Deus que os fez. (...) Loucura total!” (Rm 1.25 – A Mensagem)


Antes que você e eu digamos qualquer coisa como: Eu não! Não fiz isso! Eu sou diferente..., o apóstolo Paulo nos alerta: “Não há justo, nem um sequer..., não há quem busque a Deus. Todos se desviaram...” (Rm 3.10-12). Essa verdade ecoa em nosso coração como uma acusação. E de fato assim deve ocorrer.


Como em tudo o que fazemos, nossas ações tem efeitos em nossa vida e essa realidade nos deixa entregues à nossa própria sorte, sem rumo, perdidos e distante do Criador, sem referências e sem identidade. (Veja Rm 1.18-32)


Entretanto, as Escrituras também nos ensinam que aquele desejo de Deus por justiça, uma resposta pela injusta troca cometida por nós, foi satisfeito e temos a oportunidade de desfrutar de Deus conosco em amizade permanente (Jo 15.15).


Podemos ter paz com Deus (Rm 5.1), essa é a verdade! Nós podemos não mais promover essa ira no Criador por meio da fé em Jesus (Ef 2.8). Isso vale para todos os homens (Rm 3.22). Deus fez isso para mostrar a Sua imensa bondade com a humanidade (Ef 2.7).


Mas cabe fazermos uma observação nessa linda história de reconciliação (IICo 5.18,19). Deus nos ama e nos respeita tanto que nos dá chance de alinhar individualmente nosso relacionamento com Ele. Pelo grande amor do Pai (Jo 3.16), todos os que olharem para Jesus com confiança e com esperança legítima recebem a vida eterna. Jesus


...veio para ajudar, ...por o mundo nos eixos outra vez. Quem confiar Nele será absolvido, mas quem não confiar Nele terá sobre si, sem o saber, uma sentença de condenação. E por quê? Porque não foi capaz de crer no único Filho de Deus quando este lhe foi apresentado.” (Jo 3.17-19 – A Mensagem)

Esse é o dilema. CRER OU NÃO CRER, EIS A QUESTÃO! Jesus fala isso: “Por isso, quem crê no Filho (Ele falava Dele mesmo!) tem a vida eterna (reconciliado com Deus); quem se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.” (Jo 3.36)


Sabermos de fato quem somos e sermos conscientizados da troca injusta a que nascemos alinhados caracteriza nosso arrependimento que seguido da fé em Jesus, que se fez justiça por nós, nos reconcilia com Deus.


Pr. Fernando Camara

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page