top of page
  • Foto do escritorIgreja Batista Vida Nova - Vila Prudente

Intimidade com Deus – Vocação da Igreja

..eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância.” (Jo. 10.10b)


A vida é intensa, tanto que perdemos a noção do tempo. Quando percebemos, lá se foi ele, o tempo. O que é pior, pela intensidade da vida, a correria pelas coisas, acabamos nos perdendo quanto ao verdadeiro significado do relacionamento e da nossa intimidade com Deus. Isto quando não perdemos a dimensão dessa intimidade, que não só é importante, mas é imprescindível, para a qualidade de vida que nos foi prometida. Segundo a cultura sob a qual vivemos, o importante mesmo “sou eu”! Vivemos sob a égide do individualismo, do egoísmo do egocentrismo, do humanismo, e de outros ismos. Com tudo isto, acabamos por acatar a ideia de que Deus está alheio a todo esse sistema de coisas, sob as quais vivemos, e que cada um deve viver por si. Que sejamos libertos desse modo de vida!

A despeito disso, dessa realidade secular, racionalista, pós moderna, mantenhamos o foco, fortalecendo a nossa convicção de que a intimidade com Deus é vital. Se perdermos isso de vista, tudo será muito mais difícil. Tal relacionamento é tão vital quanto o ar que respiramos, sob pena de vivermos a vida sem qualidade. Além disso, essa intimidade com Deus deve ser consequência de íntegro relacionamento com Deus, e um relacionamento de qualidade, pois, de acordo com a palavra do próprio Cristo, “..eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância.” (Jo. 10.10b), que somente teremos a partir desse relacionamento, a partir de Jesus. Isso muda tudo! A eficácia na vida passa ser real, e não virtual como tantas outras coisas, hoje. Pois bem, como trabalhar isso? A resposta é Oração e Bíblia. O que sobre Oração? O que sobre Bíblia?

Primeiro sobre a Bíblia. É através da Bíblia Sagrada que conhecemos a Deus. Entre outras coisas, é através dela que crescemos com Deus. É a Santificação. “..sem a santificação ninguém verá o Senhor.” (Hb. 12.14b) A base de um relacionamento eficaz, com Deus, é a Santificação. Segundo 1 Pedro 1.13-22, devemos estar a postos em nosso entendimento. Mente atenta à Palavra de Deus. É a razão, a inteligência, colocada à serviço da Santificação. A Bíblia é a revelação de Deus para ser lida, estudada e praticada. Necessitamos de sobriedade, alicerçando a nossa vida nos parâmetros advindos dela. Precisamos nos guardar dos desejos intensos deste mundo, que tenta “enfiar goela a dentro” , em nós, os seus infernais costumes e desejos. Sem Bíblia, perdemos esse referencial. É através das Escrituras Sagradas que Deus fala conosco.

Seu coração está ampliado para nos acolher (R. J. Foster)

A oração, por sua vez, não é menos vital. Sem ela como falaríamos com Deus? Além de ser uma necessidade, pois como deixaríamos de falar com Aquele que proveu esperança verdadeira? Richard J. Foster, chama a oração de “o refúgio da alma”. É um adentrar na intimidade de Deus, onde “Seu coração está ampliado para nos acolher” (Richard J. Foster). Além do que a própria Palavra de Deus nos incentiva à oração.(Mt. 7.7-12; 21.22; Tg. 5.16) Se é através da Bíblia que Deus fala conosco, e é através da oração que nós falamos com Deus, já podemos avaliar a eficiência do nosso relacionamento com Deus, bem como o grau de intimidade nesse relacionamento. Sim, é vocação da Igreja viver a intimidade com Deus!

Pr. Manoel Antonio

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page