top of page
  • Foto do escritorIgreja Batista Vida Nova - Vila Prudente

HORA DE OLHAR O RETROVISOR

“Então Samuel pegou uma pedra e a ergueu entre Mispá e Sem; e deu-lhe o nome de Ebenézer, dizendo: “Até aqui o Senhor nos ajudou." (1 Samuel 7.12)

Ao terminar mais um ano, 2019, necessário se faz olhar para o retrovisor. É bem verdade que precisamos viver o presente, com todas as oportunidades e desafios que esse presente encerra. Entretanto, esse é o momento de nos abrir para um balanço realista. Quantos obstáculos transpostos! Quantos desafios vencidos! Quantas oportunidades aproveitadas, ou não! Quantas lágrimas geradas, pelas angústias das expectativas frustradas, entre outros motivos! Hora de observar a história passada, com objetivo de ajustar as estratégias para o futuro, e não incorrer, novamente, nos erros cometidos. Claro, não somente isso, mas, também, perceber os elementos que promoveram as vitórias alcançadas, pois em dúvida alguma, as vitórias, foram muitas. Hora de olhar o retrovisor!


Na história bíblica, que relata as experiências de relacionamento entre o Deus da aliança e seu povo, podemos perceber uma estreita relação entre vitória e fidelidade a Deus; entre forte dependência de Deus e alegria de relacionamento com Aquele que supre. Quanto maior o grau de fidelidade do povo e maior a dependência de Deus, mais expressivas foram as vitórias e as alegrias vividas.


No contexto histórico do texto acima, a vitória sobre os inimigos do povo -à época, os filisteus-, foi condicionada ao arrependimento dos pecados da idolatria, e a aproximação do Deus da aliança. A chamada de atenção de Samuel no sentido de que o povo se reunisse, dizendo: “Congregai a todo o Israel em Mispá, e eu orarei por vós ao Senhor. Congregaram-se em Mispá, tiraram água, e a derramaram perante o Senhor, e jejuaram aquele dia,..” (1 Samuel 7.5,6), foi determinante. A obediência do povo levou Israel à vitória, que motivou a expressão de Samuel: “..Até aqui nos ajudou o Senhor.” (1 Samuel 7.12) Desta forma, podemos dizer, sem medo de errar, que o segredo das vitórias e das alegrias, é a fidelidade, a obediência e a dependência de Deus.


Assim sendo, quando olhamos para os idos (quase) de 2019, e enxergamos vitórias e alegrias, sim! Sem dúvida alguma, essas bênçãos estão associadas ao quanto nos aproximamos de Deus e de seus propósitos. Entretanto, incorremos em muitos erros, não fazendo a lição de casa como deveríamos. Em muitos momentos, olhamos muito mais para o nosso “próprio umbigo”, e menos para o Reino. Em função disto não pudemos colher todo fruto que poderíamos ter colhido. Muito semeamos, e recolhemos pouco. Comemos mas não nos saciamos. Vestimos, mas não nos aquecemos. Muito recebemos, mas o que recebemos, muita vez, foi como que, colocados num saco furado. (Ageu 1.6) Hora de olhar o retrovisor!


Agora, nos aproximamos de um novo início, o ano de 2020! A dois dias da chegada, no final do ano de 2019, olhando os erros e acertos do passado, passando a limpo as experiências desse ano a terminar, tirando delas lições preciosas e relevantes. Mas, “Não fiquem lembrando das coisas passadas, nem pensem nas coisas antigas. Eis que faço uma coisa nova..” (Isaías 43.18) Caminhemos para frente, acertando onde erramos, e consolidando onde acertamos. Deus já fez a Sua parte: fez nova todas as coisas, em Cristo Jesus! A vez continua sendo nossa!


Avante, Igreja Batista Vida Nova, 2020 nos espera!!!


Pr. Manoel Antonio

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page