top of page
  • Foto do escritorIgreja Batista Vida Nova - Vila Prudente

EMANUEL

“Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: A virgem conceberá, e dará a luz um filho, e será o seu nome Emanuel.” (Isaias 7.14)


Um nome de grande significado! “..Emanuel, que quer dizer: Deus conosco.” (Mateus 1.23) Este é o relato no Evangelho de Mateus, referindo-se ao nascimento de Jesus, informando-nos que, o que estava acontecendo, era o cumprimento da profecia de Isaías.

Na profecia de Isaías, no capitulo 7, existem duas menções de libertação. Uma, circunstancial, que atingia o reino de Judá, e outra, mais abrangente e profunda, que envolvia toda a humanidade. Naquele momento, no AT, os reis, diante dos quais Acaz estava tão oprimido, - Rezim, rei da Síria, e Remalias, rei de Israel, reino do norte-, seriam completamente destruídos, pela Assíria, em curto prazo. Antes mesmo que uma criança soubesse discernir sobre o bem ou mal, Acaz seria liberto dessa opressão (Isaías 7.16), o que realmente aconteceu. A profecia dessa libertação circunstancial foi cumprida, nos tempos de Isaías.


Entretanto, essa profecia, em que a fase imediata teve seu cumprimento efetivado naqueles tempos, também apontava para o NT, como de costume, para uma salvação espiritual absoluta, completa. “A virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel.” (Isaias 7.14) Mateus coloca o cumprimento dessa profecia, na pessoa de Jesus, quando menciona o sonho de José, em que o anjo lhe diz: “José, filho de Davi, não temas receber a Maria tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta: A virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamarão pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus conosco.” (Mateus 1.20-23)


Desta forma, a ênfase do “Emanuel”, não é o nascimento do Rei dos Reis, o Senhor dos senhores, o nascimento “milagroso” de uma criança, gerada pelo Espirito Santo de Deus, mas a razão de ser desse nascimento! Assim como a relevância ao nascimento da criança, e a maneira de seu nascimento, era a grande salvação, circunstancial, da situação a que Acaz estava sujeito, essa profecia apontava, primordialmente para o Salvador da humanidade, a salvação diante de uma situação muito mais caótica: o pecado e o distanciamento de Deus que esse pecado representava. O louvor de Simeão, é altamente expressivo, em Lucas 2.29: “Agora, Senhor, despede em paz o teu servo, segundo a tua palavra, pois os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste perante a face de todos os povos, luz para iluminar os gentios e para glória do teu povo Israel.”


Isto posto, podemos entender, que aquela profecia nos alcança e, que o natal representa muito mais que o nascimento de um bebê, mesmo que esse bebê seja o Rei dos reis. O natal, então, representa SALVAÇÃO, pois, “Em nenhum outro nome há salvação, pois também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4.12)


JESUS, “Yeshua”, que aponta para o significado de “salvar ou salvação”; EMANUEL, Deus Conosco, com único objetivo: nossa redenção, nossa salvação. Isto é NATAL!


Pr. Manoel Antonio

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page