top of page
  • Foto do escritorIgreja Batista Vida Nova - Vila Prudente

2020 é tempo de #VidaNovaVP!

2020 é tempo de #VidaNovaVP! Todos nós desejamos que Deus nos abençoe e nos faça ‘CRESCER!’ como organismo vivo e saudável, como uma igreja bíblica.

Saber CRESCER!


2020 é tempo de #VidaNova! Todos nós desejamos que Deus nos abençoe e nos faça ‘CRESCER!’ como organismo vivo e saudável, como uma igreja bíblica.


Aliás, ‘CRESCER!’ é o foco da Igreja em 2020. E, muito embora abundem propostas de crescimento de igreja, cabe-nos saber que elas estarão sempre baseadas em princípios e valores. E é aqui que o perigo pode nos fazer tropeçar, mas também é o que diferencia uma igreja bíblica de uma igreja doente. Sendo assim, precisamos saber ‘CRESCER!’


O fundamento de uma igreja que sabe ‘CRESCER!’ está ancorado firmemente no que as Escrituras dizem acerca da natureza da Igreja de Jesus, não sendo referenciado em qualquer aspecto teórico humano ou viés ideológico, nem mesmo em uma determinada tradição religiosa ou baseado nos aspectos bastante consumistas de nosso tempo.


Os membros de uma igreja bíblica que sabe ‘CRESCER!’ não são meros clientes consumidores ou ativistas sociais engajados de “causas nobres” eventuais , mas discípulos conscientes, comprometidos e ativos no projeto do Cabeça, Jesus. Também não são diuturnamente pacientes adoentados e fragilizados pelas vicissitudes da vivência cristã, mas sabedores e praticantes de um vívido e fecundo sacerdócio individual que marca todo salvo pelo Messias de Nazaré.


A finalidade da igreja que sabe ‘CRESCER!’ não é gastar suas energias com a promoção de um fugaz e hedônico bem-estar de seus membros, nem com a preocupação obsessiva com um crescimento numérico ou de um anacrônico envolvimento político-social com a cidade. Pelo contrário, a finalidade dessa igreja é a de serem adultos plenamente maduros, plenamente desenvolvidos e plenamente cheios de vida, tais quais O Cristo.


O perfil da liderança de uma igreja que sabe ‘CRESCER!’ é aquela que preza a santidade e a pureza do Corpo e envida todos os esforços ensinando, equipando e treinando cada membro para serem protagonistas de sua própria história na Missio Dei a partir do encontro com o Salvador, agindo diferentemente do paternalismo, clientelismo e assistencialismo que tendem a dominar, oprimir e explorar o fiel.


Culturalmente, a igreja que sabe ‘CRESCER!’, é aquela que confronta amorosa e graciosamente a cultura vigente, seus modelos e seu status quo “construindo pontes” que transformem a realidade de seu entorno com o compromisso de redimir a criação juntamente com Cristo, ao invés de eximir-se de sua responsabilidade demonizando a cultura e distanciando-se do ambiente no qual está (e foi!) inserida. Essa igreja viva e esperançosa adentra contextualizadamente “no mundo”, tal como seu Cristo fizera com desprendimento, encarnação e serviço divinos!


Uma igreja que sabe ‘CRESCER!’ tem a consciência de que deve pautar-se pela mesma, simples e cristalina missão do Filho (Jo 20.21): “...reconciliar o mundo Consigo, não levando em conta os pecados dos seres humanos...” (II Co 5.19)


A igreja que sabe ‘CRESCER!’ sempre se lembrará com que fim foi enviada ao mundo:


...façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinem esses novos discípulos a obedecerem a todas as ordens que eu lhes dei. E lembrem-se disto: estou sempre com vocês, até o fim dos tempos.” (Mt 28.19,20)

Pr. Fernando Camara

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page