top of page
  • Foto do escritorIgreja Batista Vida Nova - Vila Prudente

ANO DESAFIADOR!

“..todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês......Seja forte e corajosos,..." (Josué 1.3,6)



Começo de um novo ano! Já caminhamos um pouco, mas bem no início, ainda! Muito ainda está por vir. “Vencer desafios”, essa é a palavra de ordem, para nós, Igreja de Jesus. Até por conta de experiências passadas, assim como o Senhor nos fez vitoriosos no ano de 2019, podemos olhar para este ano de 2020 com esse mesmo viés de vitória. Vencendo desafios!


É bem verdade que todas as pessoas do mundo, independentemente de conhecerem ao SENHOR, Rei do mundo, como seu Salvador, assim como nós, experimentam esses desafios, como marca inerente de sua humanidade. O grande diferencial é que nós, os cristãos, que conhecemos a Jesus Cristo, como Salvador e Senhor, temos uma perspectiva mais ampla, no que tange à compreensão da realidade. Paulo já nos ensina a respeito disso: “Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido.” (1 Coríntios 2.15) Desta forma, como cristãos, devemos ser modelos acerca de como nos defrontamos com esses desafios, e como os vencemos.


“Muitos veem nos ‘evangélicos’ a solução para o país. Mas, para que os ‘evangélicos’ ocupem o seu lugar de modelo no mundo, é preciso que Jesus ocupe o seu lugar na vida e no coração dos ‘evangélicos’. Queremos conquistar o mundo, mas ainda não fomos civilizados. Queremos governar, mas ainda não nos submetemos ao senhorio de Cristo. E, enquanto isso não ocorrer, a igreja continuará apequenada, sofrendo do mal de estar perto e não conseguir chegar.” (Pr. Josué Ebenézer de Sousa Soares) Que oportuníssima palavra!


Muitas vezes não há, por parte de nós, a Igreja, uma boa percepção do quão diferente nós devamos ser, a fim de que marquemos presença neste mundo, como povo de Deus, como famílias benditas do Senhor. Relacionando-nos, sim, com todas as coisas deste mundo, mas segundo as perspectivas do Senhor. Como famílias, como pessoas, sujeitas às contingências, assim como quaisquer outras, mas com posicionamentos bem claros quanto à boa administração dessas contingências. Afinal de contas, temos um manual importantíssimo que nos capacita a essa boa administração: a Bíblia Sagrada. Também, e principalmente, temos a habitação do próprio Deus em nós, na pessoa do Espírito Santo, dando-nos o discernimento que necessitamos.


Enfim, se não vivermos os valores do Reino, ensinados a nós através do próprio Cristo, nada seremos diferentes do mundo que nos rodeia. Os desafios serão transpostos, SIM, mas na base de um cristianismo autêntico e especial, vividos diante dos homens e diante de Deus. Cristianismo autêntico é vivido através de um relacionamento íntimo com Deus, como base eficaz; é vivido como família (esposo/esposa; filhos/filhas; pais/mães, etc.); é vivido com Igreja, como família maior, com autenticidades peculiares.

Em assim sendo, como promessa de Deus, “..todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês.” (Josué 1.2b), seremos vencedores também.


O ano de 2020 será desafiador? SIM! Mas, vivendo um cristianismo autêntico! Desta forma, chegaremos ao final bradando: “EBENEZER”, “até aqui nos ajudou o Senhor”!


Pr. Manoel Antonio

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page