top of page
  • Foto do escritorIgreja Batista Vida Nova - Vila Prudente

A Vida Cristã e os CoronaVirus

“É o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade, por isso não temeremos, ainda que.......” (Salmo 46.1,2)


Sem exageros, já estamos vivendo uma pandemia! Decretada pela OMS-Organização Mundial da Saúde, em março de 2020. Pandemia é uma crise epidêmica que atinge, praticamente, todas as nações. Os Coronavirus, segundo a CID10, é uma grande família viral conhecida desde 1960, e que está provocando, hoje em dia, a doença chamada COVID-19. Essa crise tem feito o mundo, literalmente, parar. Cidades inteiras, países inteiros, -como no caso da Itália, param, para “ver esse coronavirus passar”! Bolsas despencam! O comércio é interrompido, pouco mais, pouco menos, mas com reflexos mundiais inimagináveis. E, isto, principalmente nos tempos modernos em que o “quintal” de cada país é o restante do mundo. O que acontece em um país, provoca reações em todo o restante. O povo fica em polvorosa, agitado, diante de suas ameaças: “O vírus está por aqui!!!” “Ah, e agora?” “Cuidado, cuidado,...!!!”


Enfim, diante desse quadro confuso, e carregado de insegurança, podemos, como Cristãos, crentes em Cristo, viver a segurança de sermos dEle, e que, o nosso Deus está plenamente no controle de toda situação. Qualquer que seja o coronavirus, nada O atinge, nem pega de surpresa o nosso Deus Todo Poderoso. Aliás, Ele é a nossa fortaleza e a nossa segurança, seja lá qual adversidade for! Pode a terra tremer, os montes afundarem no coração do mar, nada O neutraliza, nem O abala. Nosso Deus é Deus!! A nossa atitude, diante de todas essas incertezas do mundo, e da vida, deve isto sim refletir a nossa plena confiança nEle. Ele diz: “Aquietem-se e saibam que eu sou Deus” (Salmo 46.10a) Como que dizendo: Saibam! Reconheçam! “Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra. O Senhor dos exércitos está entre nós; o Deus de Jacó é nossa fortaleza.” (Salmo 46.10b,11)


No entanto, nem todos podem desfrutar desse aquietar-se diante de seu Senhor, em confiança e descanso. Tantos, que “..egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus,..” (2 Timóteo 3.1-5), vencidos por um pequeníssimo vírus, sendo jogados lixeira adentro. Que lições grandiosas, “um vírus” podem ser ensinadas a uma humanidade do tipo autossuficiente!


Entretanto, o nosso privilégio, e discernimento especial dessa realidade, não nos isenta de seguirmos responsáveis por nossas atitudes. Um antigo provérbio árabe diz: “Confie em Alá, mas amarre o seu camelo”. Aproveitando esse antigo provérbio, devemos agir com responsabilidade diante das orientações de nossas autoridades, acerca das precauções que devemos tomar, a fim de inibir a proliferação desse vírus. Confiamos em Deus, SIM! Estamos seguros em Suas mãos, SIM! Mas, façamos a nossa parte.


Pastor Manoel Antonio

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page