top of page
  • Foto do escritorIgreja Batista Vida Nova - Vila Prudente

A SOLUÇÃO PARA OS PROBLEMAS DA CIDADE DE SÃO PAULO


Nesta segunda-feira, dia 25 de janeiro, a nossa cidade, a cidade de São Paulo, completa 467 anos. Será uma comemoração diferente, pois estamos no auge de uma crise, na saúde pública, dentre outras crises. Uma verdadeira Pandemia, na própria expressão da palavra! Pandemia, literalmente! Milhares de pessoas já morreram, em São Paulo (cerca de 24.000 pessoas), por conta dessa doença que assola a humanidade, a COVID 19, a partir desse CORONAVIRUS. As comemorações serão de maneira virtual; até o já tradicional bolo do Bexiga não acontecerá; o bolo será virtual!


Entretanto, apesar desse “status quo” nada animador, a Igreja de Cristo continua em ação. Aliás, muito mais do que normalmente ela já está, muito embora poderia estar mais ainda! Em todo caso, e afinal de contas, é a Igreja, como povo de Deus, a portadora da notícia mais animadora para esses tempos de tanta incerteza, em que vivemos. A notícia alvissareira é a seguinte, e vinda de Deus:


..., se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra. (2 Cr 7.14)

Mesmo que o nosso povo, -em nossa cultura, e o ser humano como um todo-, espere mesmo pela solução que vem com a vacina, a melhor mesmo é aquela que vem dos céus. Isto, sem rejeitar e aceitar a ideia da importância que se tem de encontrar um medicamento, como sendo uma boa solução, mas a principal, a mais completa, a quem tem maior alcance, não seria esta. Sem dúvida alguma! "Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e busca andar em seus caminhos.....Que alcances a felicidade dos filhos de seus filhos, e vejas a paz sobre Israel." (Sl 128.1,6)


Inequivocamente, estamos precisando de cura! Em todos os sentidos! Cura em nosso corpo, que diante dessa pandemia nos debilita, nos deixa doentes e até chega a levar alguns de nós ao óbito. Cura em nossas emoções, pois as intensas preocupações e inseguranças debilitam a nossa mente, levando-nos ao limite dessas emoções, tornando-as doentias, e a partir daí, sendo canalizadas para o nosso corpo, através das várias patologias (doenças), à parte da COVID.


Entretanto, a maior necessidade de cura está no âmbito espiritual. Não que as outras necessidades não sejam de grande importância, mas que o “homem espiritual” pode continuar doente mesmo que a cura nos outros âmbitos do ser sejam efetivadas ou minimizadas. E o inverso também é verdade: o homem pode estar doente fisicamente, mas plenamente confiante nos propósitos e na ação do Todo Poderoso. As Escrituras Sagradas nos são respaldo: “Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. Por isso não temeremos, ainda que a terra trema e os montes afundem no coração do mar, ainda que estrondem as suas águas turbulentas....” (Sl 46.1-3) Por extensão, e aplicação, poderíamos até continuar, “...ainda que essa pandemia demore a cessar; ainda que a COVID-19 esteja rondando minha cidadela...”, ainda sim, Deus continua sendo o nosso refúgio e a nossa fortaleza. Isso, nenhuma vacina é capaz de prover!!


"Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. Por isso não temeremos, ainda que a terra trema e os montes afundem no coração do mar, ainda que estrondem as suas águas turbulentas....” (Sl 46.1-3)

Assim sendo, como povo de Deus, Igreja de Cristo, cabe-nos, humilharmo-nos, orarmos, e buscarmos a Sua face, afastando-nos dos maus caminhos, em consagração, atentando FORTEMENTE às Suas instruções, ‘apresentando os nossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus’ que é o nosso culto racional, não nos amoldando ao sistema deste mundo, mas sendo transformados pela renovação das nossas mentes, a fim de que experimentemos qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.’ (Rm 12.1,2)


A resposta de Deus, sem dúvida, será na direção da cura, “..dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.”. Cura física; cura emocional; e, cura espiritual. A vacina pode ser a esperança de nossa cidade/estado/pais/mundo, para a cura de nossa terra, (moléstias do corpo), mas, Cristo é a nossa única ESPERANÇA, para a cura do nosso ser por inteiro.



Essa é a solução, São Paulo! PARABÉNS!!!


Pr. Manoel Antonio

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page