top of page
  • Foto do escritorIgreja Batista Vida Nova - Vila Prudente

A QUARESMA

“Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” (João 3.3)



A cristandade, ou seja, a comunidade dos povos cristãos, especialmente o povo da Igreja Católica, vive, a partir desta quarta-feira passada, chamada por eles de quarta-feira de cinzas, o período da quaresma. Quaresma tem o significado de ser o tempo de reflexão e contrição, como um preparo para a Páscoa, e uma busca por estar “se convertendo” a Jesus, com a ideia de se aproximar da ética do Cristo. Para alguns, é um tempo em que, busca-se converter-se dos maus caminhos, talvez, percorridos no decurso do próprio carnaval.


Entretanto, a despeito de se ter nesse período de “quaresma”, um tempo de reflexão, para contrição (arrependimento por pecados cometidos), tendo em vista a proximidade da Páscoa, a grande questão é: VOCÊ JÁ NASCEU DE NOVO? O elemento principal de reflexão não é o arrependimento pelos pecados, e, no caso, os cometidos durante o período anterior, para se estar em condições de celebrar a Páscoa. O elemento principal é saber se você já nasceu de novo. Eis a questão! Talvez, uma resposta seria a de: “É claro, eu pertenço a uma igreja cristã!” A pergunta não é se pertencemos a uma igreja, e sim, se nascemos de novo.


John Charles Ryle, mais conhecido como J.C.Ryle, um clérigo inglês, mostra as características distintivas de quem nasceu de novo. Ele utiliza a primeira carta de João para mostrar 6 (seis) características de quem nasceu de novo.


A primeira, “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado” (1 Jo 3.9;) Uma pessoa nascida de novo, ou seja, regenerada, não comete pecado como um hábito. “..geme sob o fardo da presença dele em seu ser..”, lamentando a sua influência. A segunda, “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus” (1 Jo 5.1) Essa pessoa crê que Jesus é o seu Salvador pessoal; crê que, por causa da morte de Cristo na cruz, é considerada justa diante de Deus, sendo justificada de seus pecados (Rm 5.1-3); A terceira, “Todo aquele que pratica a justiça é nascido dele” (1 Jo 2.29), ou seja, é uma pessoa nascida de novo e que vive em santidade, esforçando-se por viver a vontade de Deus; apesar de suas falhas, “seus interesses e seus hábitos são santos.”. A quarta, “Sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos” (1 Jo 3.14) A quinta, ”Todo o é nascido de Deus vence o mundo” (1 Jo 5.4) Aquele que é nascido de novo, está consciente de que o mundo vai em direção contrária à vontade de Deus, (1 Jo 5.9) e por isso não está preocupado em andar nos ditames deste mundo. A sexta, “O que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo” (1 Jo 5.18) Aquele que é nascido de novo, cuida de seu ser inteiro, mantendo-se longe do pecado e de “tudo o que possa induzi-lo a praticá-lo”.


Neste tempo da chamada “Quaresma”, como pretexto, mas não só neste tempo, nosso grande alvo seja saber quem somos. Já nascemos de novo? Somente isto garantirá a nossa eternidade com Deus. Nada mais!


Pastor Manoel Antonio

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page