top of page
Movimento borrado

IGREJA EM AÇÃO

ADMINISTRAÇÃO

IBVN.png

 

      “A Igreja é uma organização, uma vez que perante a lei dos homens tem que ser organizada em pessoa jurídica, com estatutos, sede, diretoria e outras exigências legais.” (base da Administração Eclesiástica)  A Igreja Batista Vida Nova não foge a essa regra. Por isso, deve existir toda uma infraestrutura que mantem organizada toda situação, legal, contábil, financeira, pessoal, tributária, cartorial, além de considerar que é a Administração que provê todo suporte de funcionamento para as diversas áreas de trabalho na Igreja Local, do tipo: manutenção, adequabilidade dos recursos para todas as atividade possíveis no âmbito de funcionamento de cada área e/ou atividade. 
       Como Igreja, fazemos todo esforço para ficarmos dentro do que nos é requisitado pelas nossas autoridades constituídas. A Diretoria Estatutária, legalmente constituída e devidamente registrada em Cartório próprio, é o grupo que se responsabiliza por essa área de atuação da Igreja Local. 

AÇÃO SOCIAL

Caixas de Doação

   

      Responsabilidade social, dever legal ou mandamento bíblico. A área social da Igreja Batista Vida Nova entende que cada um desses elementos impulsiona o seu espectro de ação, na Igreja. Jesus, em seu ministério cuidava do homem como um todo. “E Jesus percorria todas as cidades e aldeias ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino e curando todo tipo de doenças e enfermidades.” (Mt 9.35) Além disso, atendia as suas necessidades quanto ao seu alimento físico, quando se preocupou em alimentar as multidões, ao invés de manda-las embora para suas casas.
   Por isso, a pregação do Evangelho do Reino inclui atender as necessidades do moribundo. Se ninguém pode sair do nosso convívio sem alimentar-se da Palavra de Deus, também não deverá sair sem alimentar seu estômago, nem aquecer seu corpo exterior.
    Por isso, tem a Igreja a responsabilidade social, o dever legal, e, principalmente, o mandamento bíblico como seus norteadores de missão e visão.

DIACONAL

Trabalho em equipe

  Braço extendido do Ministério Pastoral, para a igreja. O Ministério Diaconal é composto por diáconos, com objetivo de auxiliar o Ministério Pastoral em suas atribuições ministeriais, na igreja local. Podemos ver a instituição desse ministério, na Palavra de Deus, no livro de Atos, capítulo 6, versos de 1 a 7.   Neste texto, os discípulos buscam ajuda desses homens para suprir as necessidades dentre o povo, com o objetivo de  preservar o tempo de oração e exposição da Palavra de Deus, por parte dos discípulos.
      Ministério Diaconal tem uma multiplicidade de funções, além dos plantões dominicais, nos cultos, bem como as demandas de plantão diaconal em todas as atividades da igreja, durante a semana.  A sua função vai além desses momentos, como incumbências de apoio, nos plantões, incluindo: cumprimentar os aniversariantes, natalício e de casamento; fazer contato com os visitantes; participar da entrega de cestas básicas para as nossas viúvas; participar da visitação aos membros, especialmente aqueles que demandam uma visita,  por necessidades específicas, participar das reuniões mensais do Ministério Diaconal, visando a integração e o bom exercício de suas funções. 

EDUCAÇÃO CRISTÃ

Pessoas na igreja

 

 

      A Educação Cristã na igreja local, através da sua ação, tem a missão de prover condições de estudo da Palavra de Deus, com objetivo de conduzir pessoas ao conhecimento de Jesus Cristo, levando-as a uma vida espiritual madura, tanto no conhecimento da Escrituras, como no entendimento da doutrina cristã, bem como em sua convicção de fé, permitindo-lhes uma vida, que glorifique a Deus e conduza outros, nesse mesmo objetivo. 
    A Educação Cristã tem o alvo de levar cada pessoa a desenvolver hábitos e habilidades que promovam crescimento espiritual, tanto de si mesma como de outras através do discipulado cristão. A formação desse discípulo deve influenciar a sociedade, como sal da terra e luz do mundo. (Mt. 5.13,14)

EVANGELISMO E MISSÕES

bíblia

   Na realidade, Missões, num sentido geral, é o esforço pessoal e congregacional, em fazer chegar ao mundo, a única mensagem, relevante, possível; a mais importante Mensagem que poderia chegar aos ouvidos do homem.  A Boa Nova do Evangelho, como um imperativo de Deus, “Declarai sua glória entre as nações, seus maravilhosos feitos entre as nações.” (Sl. 95.3). Também um imperativo, geral, isto é, a partir de Jesus, para todos os que crêem, “...Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura. Quem crer e for batizado será salvo...” (Mc. 16.15,16)
    Segundo um teólogo reformado, J.H. Bavinck,, Missões é aquela atividade da igreja, essencialmente nada mais do que a atividade de Cristo, realizada por meio da igreja, pela qual a igreja, neste período intermediário, (ou época da graça), chama os povos da terra ao arrependimento e à fé em Cristo, de modo que se tornem seus discípulos e, pelo batismo, sejam incorporados à comunhão daqueles que esperam a vinda do Reino.
      Desta forma, Missões, tendo em vista o pano de fundo acima, é feita através do esforço Evangelizador de cada membro; do esforço específico dos Vocacionados e Missionários; e, das ações de cada área de trabalho da Igreja local.

IMAGEM E SOM

Fazendo música

      Área de apoio, estratégico, para a comunicação na Igreja, utilizando-se dos recursos de multimídia, tais como: som, vídeos, slides, imagens, bem como seus equipamentos:  microfones, caixas de som, iluminação, datashow, filmadoras, além de se responsabilizar por todo espectro de transmissão on line, e outros que vão surgindo com a rápida evolução da tecnologia. E, tudo com objetivo de adorar a Deus e alcançar vidas.
      De maneira específica, essa área tem a seguintes Atribuições: Fornecer suporte de som e multimídia para os cultos, reuniões e outros eventos da igreja; por meio da projeção de slides com as letras dos louvores, textos bíblicos, programações e eventos da igreja, avisos referentes à outras áreas.  Produção, edição e transmissão de vídeos diversos. Capacitar os integrantes da área nas competências necessárias para o excelente uso e manutenção dos equipamentos de som, computação e multimídia; Motivar e agregar voluntários para o aprimoramento no uso de tecnologias de som e multimídia; Zelando dos equipamentos de som, computação e multimídia da igreja e supervisionando seu uso adequado, prestando sempre relatório de suas atividades. 

INFANTIL

Crianças, leitura, santissimo, bíblia

     

      A área infantil tem a visão de Influenciar pessoas, através dos valores cristãos, no sentido de estarem cada vez mais próximas à Cristo, levando bebês, crianças, famílias e ministros a testemunhar o amor de Deus, desenvolvendo relacionamento intenso com Jesus, através do estudo, conhecimento e vivência da Palavra. (2 Tm 3, 14-17) Desta maneira, sendo referência na restauração de vidas acompanhando bebês, crianças, famílias, auxiliando na formação cristã, contribuindo no tornarem-se verdadeiro cristão através do ensino da Palavra de Deus.  (Dt. 4, 5-6)
    Com os valores abaixo, como ferramentas imprescindíveis para a consecução da missão e da visão, a área infantil busca trabalhar o: Viver o amor fraternal; esforçar-se para viver a unidade; praticar a Palavra de Deus; cuidar do interesse dos outros; fazer a vontade de Deus, segundo princípios cristãos, firmados no principal, O AMOR: Lucas 10, 27

INTEGRAÇÃO E COMUNHÃO

Almoço entre amigos

 

 

      Com a missão de cuidar da manutenção dos membros, na sua condição numérica e espiritual, e com atribuições como: Administrar, acompanhando a admissão de novos membros; Manter o Rol de Membros, bem como seus dados, atualizados; Detectar situações específicas de membros; Preparar recomendações a serem encaminhadas às Assembleias Gerais Ordinárias e/ou Diretoria Estatutária e Conselhos, além de administrar as ferramentas para facilitar a integração e a comunhão entre eles, os membros, são algumas das atribuições dessa importante peça agregadora.

INTERCESSÃO

de mãos dadas

 

      O foco dessa área de trabalho é conduzir, juntamente com o Ministério Pastoral, a Igreja a manter-se focada nessa atividade de oração e intercessão por todos os santos, sendo de forma coletiva ou individual, bem como cooperando com todos os Ministérios, em suas necessidades espirituais.
      Manter viva a necessidade contínua de refletir à imagem e semelhança de Jesus Cristo, exercitando, ensinando e praticando a oração, leitura, meditação e jejum, segundo os ensinos das Sagradas Escrituras .
  Também “capitanear” esforços no sentido de estabelecermos, e cumprirmos, metas para os programas específicos de oração, na Igreja Local. Exemplo: “Relógio de Oração”; “Sete Semanas de Jejum e Oração”, e outros.   Organiza momentos específicos em, Vigílias e Cultos de Oração, bem como distribui os pedidos de oração solicitados pela Igreja e outros.  

LOUVOR E ADORAÇÃO

Partitura

 

 

    “A música tem seu lugar determinado no culto cristão. Nas Escrituras Sagradas, a utilização de cânticos, e hinos, de salmos, é destacada como parte das celebrações ao Senhor.” (Allen Ribeiro Porto) Isto é plena verdade, por isso, em nossos cultos, como expressões de adoração. Através da música, instrui-se, comunica-se, proclama-se, consola-se, consagra-se, enfim, celebra-se o Bendito Nome do Salvador. Através da Palavra de Deus podemos ver o Seu povo cantando todo tempo: “Cantai alegremente a Deus nossa fortaleza; erguei alegres vozes ao Deus de Jacó. Entoai um salmo, e fazei soar o adufe, a suave harpa e o saltério.” (Sl 81.1,2)
     Como Igreja Batista Vida Nova, cantamos: 1) Porque a Bíblia nos convida para assim fazermos; 2) Porque o maior livro da Bíblia é um livro de cânticos (Salmos), 3) Porque é didático e instrutivo; 4) Porque testemunhamos de nossa fé. “A minha fé e o meu amor estão firmados no Senhor!”.

MULHERES

mulheres grupo de discussão

 

     O exemplo de ação relevante das mulheres na Igreja Local, se faz a partir de se cumprir o propósito de amar e servir a Deus, por meio das diretrizes de Sua Palavra, influenciando Senhoras, moças e jovens com os valores cristãos. Influenciando a partir de suas próprias vidas, testemunhadas a partir de seu lar (1 Pe 3.3) e na sociedade, evangelizando e servindo a Deus, glorificando a Cristo e fazendo discípulos, bem como  colaborando e edificando a igreja, a partir de orientações como a expressada em Tito 2:3-5. 
    A partir desse basilar exemplo de relevância, o exercício de ação conjunta é o próximo passo, a fim de que esse esforço de influência, possa ser canalizado na direção de todas as mulheres, com apoio de programas definidos,  tendo em vista o discipulado cristão, entre as mulheres, e a partir delas.  

PASTORAL

bible-2110439_1920.jpg

      O trabalho pastoral é carregado de responsabilidades, no sentido de cuidar de “suas ovelhas”.  Sua atividade principal: “pastorear o rebanho de Deus, como testemunha dos sofrimentos de Cristo.”, segundo a orientação do apóstolo Pedro. (1 Pe.5.2) Tem como prioridade de seu trabalho, a oração e o estudo da Palavra de Deus. (At 6.4) 
      Apesar de, cada Pastor ter as suas aptidões/dons específicos, alguns aspectos precisarão ser marcantes nesse escopo de dons, tais como, a pregação da Palavra de Deus (2 Tm 4.2), o ensino e o discipulado cristão, o treinamento de líderes, e, claro, o cuidado pastoral, que inclui o aconselhamento e o acompanhamento das necessidades das “ovelhas”, bem como a tentativa de suprir, e/ou a tentativa de encaminhar o suprimentos dessas necessidade.
     O Pastor deve compromissar-se ao aprendizado constante, bíblico-teológico, além de mostrar-se INTEGRO em sua ética pastoral, em especial nos momentos de aconselhamento/atendimento pastoral. Espera-se do Pastor, atitudes de aproximação e não de confronto. SEMPRE! Postura, perdoadora, respeitosa, atenciosa e carinhosa, em seus relacionamentos pessoais/pastorais. Entre outras qualificações.

bottom of page